Diretoria e Conselhos

Conselho de Administração

Nome Cargo Ano de eleição Termino do mandato Participação nas Reuniões
Fernando Antonio Simões Presidente do Conselho de Administração 2022 AGO de 2024 100%
Há 40 anos na Companhia, Fernando Antonio Simões é presidente da SIMPAR, holding de capital aberto (B3) que controla as empresas: Movida, JSL, Vamos, Automob, CS Brasil, CS Infra e banco BBC Digital. O empresário é também presidente do Conselho de Administração da JSL, Movida e Vamos – as três empresas de capital aberto do grupo - e membro do Conselho de Administração da SIMPAR. Trabalhando na Companhia desde os 14 anos de idade, o empresário tem se dedicado ao desenvolvimento da Companhia fundada pelo seu pai, Julio Simões, em 1956. Entre as décadas de 1990 e 2000, compartilhando a gestão com o pai, Fernando liderou o processo de diversificação das operações e serviços logísticos e, na sequência, a abertura de capital da JSL, em 2010.
Dando continuidade à essa transformação, o empresário estruturou a Companhia em unidades de negócios e, depois, em empresas independentes, vindo a liderar o processo de reorganização societária que simplificou a estrutura do grupo dentro de um modelo de gestão que tem a SIMPAR como holding e controladora das empresas com gestão e operação totalmente independentes e alinhadas pelo seu modelo de gestão. Como parte desse processo conduzido pelo empresário e executado pelos mais de 36 mil colaboradores do grupo, a Companhia vem se expandindo fortemente nos segmentos de mobilidade, infraestrutura e saneamento – setores essenciais e presentes na economia real -, além da oferta de produtos e serviços financeiros e que fazem da Simpar um dos maiores grupos empresariais do país. Cultura e Valores que fortalecem o desenvolvimento do grupo.
Adalberto Calil Membro do Conselho de Administração 2022 AGO de 2024 100%
Possui ampla experiência como assessor e consultor jurídico de empresas dos setores de transportes e logística, bem como dos segmentos: químico, papel, florestal, cerâmico, metalúrgico, portuário e hospitalar. É sócio fundador do escritório de advocacia Radi, Calil e Associados, com atuação predominante nas áreas do direito societário e tributário.
Denys Marc Ferrez Membro do Conselho de Administração 2022 AGO de 2024 100%
Denys Marc Ferrez foi admitido como diretor Administrativo e Financeiro da JSL S.A. em 2008 e em 2009 passou a cumular o cargo de Diretor de Relações com Investidores. Anteriormente atuou como diretor de relações com investidores da Redecard (administradora de cartões de crédito), em 2008, tendo ainda atuado por 10 anos na tesouraria e relações com investidores da Aracruz (setor de celulose) e 5 anos na Pricewaterhouse (empresa de auditoria independente). É graduado em administração de empresas e pós-graduado em corporate finance.
Augusto Marques da Cruz Filho Membro Independente do Conselho de Administração 2023 AGO de 2024 100%
Augusto Marques da Cruz Filho é graduado em Economia pela FEA-USP, pós-graduado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, com especialização no Institut Européen d’ Adnistration des Affaires. Foi Diretor Presidente do Grupo Pão de Açúcar (setor de varejo de alimentos) e Diretor Administrativo Financeiro do Grupo Bunge – Setor Minero-Químico. Atuou como membro do Conselho de Administração da Arafértil Fertilizantes S.A. (setor de fertilizantes), do Grupo Pão de Açúcar, da B2W (Submarino.com e Americanas.com), e como membro do Conselho Consultivo da Santa Bárbara Engenharia. Atualmente é membro do Conselho de Administração da General Shopping S.A. (setor de shopping center), Vice Presidente do Conselho de Administração da BRF (setor de alimentos) e Presidente do Conselho de Administração da BR – Distribuidora (Petrobras Distribuidora S.A. – maior empresa de varejo de combustível e Lubrificantes). Atua também como sócio da MC&F Consultoria Financeira Ltda. (empresa de consultoria financeira). Membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: General Shopping S.A, BRF (setor de alimentos) e BR – Distribuidora (Petrobras Distribuidora S.A. Sócio da MC&F Consultoria Financeira Ltda e SIMPAR S.A.
Marcelo José Ferreira e Silva Membro Independente do Conselho de Administração 2022 AGO de 2024 100%
Marcelo José Ferreira e Silva acumula experiência na área de varejo, tendo atuado na área Financeira do Grupo Bompreço, como Diretor Superintendente na G. Barbosa e na empresa Casas Pernambucanas. É membro do Conselho de Administração da Óticas Carol S.A. e da Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte S/A desde 2013, e em 2015 foi eleito membro do Conselho de Administração do Grupo Sílvio Santos.
Marcelo José Ferreira e Silva graduou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1972, em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco – FESP.

Diretoria

Nome Cargo Ano de eleição Termino do mandato
Gustavo Henrique Paganoto Moscatelli CEO 2023 AGO de 2025
Gustavo Henrique Paganoto Moscatelli é graduado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças. Possui experiência como Diretor Financeiro na Gafisa (empresa do setor de construção), tendo atuado por mais de 10 anos nessa empresa. Desde 2017, faz parte do Grupo SIMPAR, tendo participado da organização e estruturação do processo que possibilitou a abertura de capital da Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos S.A. (“Vamos”), em 2021. Moscatelli participou das duas operações de follow-on da Vamos (2021 e 2022), além de diversas outras operações financeiras da empresa.
Pedro de Almeida CFO 2023 AGO de 2025
Pedro de Almeida é graduado em Engenharia Mecânica e possui MBA em Marketing. Foi presidente do conselho da ANAV (Associação Nacional de empresas de aluguel de veículos e gestão de frotas) e acumula ampla experiência no setor automotivo da Europa, passando por instituições como Grupo SAG e Sofinloc. Pedro ocupou o cargo de Diretor Presidente da Unidas por sete anos e foi presidente do Conselho de Administração por outros 2. Atuou ainda como Diretor Presidente da SIVA e SOAUTO, do grupo VW de Portugal. Pedro de Almeida está no grupo desde 2022, onde atuou como CFO da Drive on Holidays.
Jamyl Jarrus Júnior Diretor 2022 AGO de 2024
O Sr. Jamyl Jarrus Júnior é Diretor Comercial desde Novembro de 2013. Graduado em Administração de Empresas pela UniCenp, com especialização em Finanças pela FGV, Pós-Graduação em Política Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Graduação em Ciência Política no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Possui 20 anos de experiência no mercado de locação de veículos, sendo 12 destes na Unidas S.A, onde atuou como Diretor Comercial nos produtos de Locação Eventual (rent a car), Terceirização de Frotas e Diretor Geral da empresa Best Fleet (Locação de Frota Premium).

Remuneração e Outras Informações sobre a Diretoria

a) Metas de desempenho

Descrição do programa de metas:

Para fins de apuração da remuneração variável anual, o CEO tem suas metas individuais avaliadas nas dimensões Financeira, Gente, Cliente e ESG, conforme distribuição abaixo.

b) Proporção de cada elemento da remuneração total, divido entre CEO e demais membros da Diretoria Estatutária

c) Participações detidas pela diretoria, divido entre CEO e demais membros da Diretoria Estatutária

Das 1.130.719 ações da Movida Participações detidas pela diretoria em 31 de dezembro de 2021, 227.033 eram detidas pelo CEO e 903.686 ações eram detidas por demais membros da diretoria estatutária.

d) Tempo de casa da Diretoria

O tempo de casa no final do exercício findo em 31/12/2021 foi de 7 anos referente ao CEO da Companhia e de 6 anos para os demais membros da Diretoria Estatutária.

Comitês

Comitê Financeiro

O Comitê Financeiro não tem competência deliberativa, cabendo-lhe dar apoio ao Conselho de Administração na análise e deliberações acerca de assuntos relativos às áreas de finanças.

Comitê de Ética e Compliance

O Comitê de Ética e Compliance é responsável pelas políticas, treinamentos e mapeamento de riscos, devendo reportar suas constatações ao Conselho de Administração da Companhia.

Comitê de Auditoria

Os objetivos do Comitê de Auditoria são supervisionar a qualidade e integridade dos relatórios financeiros, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias, a adequação dos processos relativos à gestão de riscos e as atividades da auditoria interna e dos auditores independentes.

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração no cumprimento das suas atribuições legais com relação à sustentabilidade dos negócios da Companhia e de suas controladas.